Adsense

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

PLANO DE AULA - 3º Ano Fundamental - O GRANDE RABANETE

PLANO DE AULA - 3º Ano Fundamental
O GRANDE RABANETE


Área do conhecimento:
Matemática;
Língua portuguesa
Educação física;
Artes;

Conteúdos:
Conhecimento progressivo dos sistemas básicos do movimento corporal: força, velocidade, coordenação, ritmo, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência e relaxamento
Problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Produção de frases e textos individual e ou coletivo explorando: tipologia textual, unidade temática e segmentação das palavras;
Planejamento do texto
Composição visual bidimensional - desenho

Objetivos:
Realizar atividades de aquecimento e alongamento para preparar o corpo para a atividade esportiva
Reconhecer potencialidades e limites do próprio corpo, adotando procedimentos de segurança
Problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Organizar com a colaboração do professor o texto que será produzido;
Resolver problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Ouvir, com atenção e interesse, a leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo professor;
Expressar-se através do desenho


Desenvolvimento:

1º MOMENTO
Iniciar com a rotina;
Atividades:
Realizar leitura do livro para a turma, sem revelar o final.
 De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius.
São Paulo: Editora Moderna, 2002.

Interpretação do texto:
a) O que podemos observar na capa do livro?
b) Qual o nome da história?
c) Quem é a autora?
d) Quem ilustrou a história?
e) Qual editora publicou o livro?
f) O que as pessoas e os animais fazem na capa do livro?
g) Do que trata este livro?
h) Como você acha que a história termina? Que final você daria a história?

Clique aqui para baixar o livro em PDF O GRANDE RABANETE

A história também poderá ser contada com teatro, colocando máscaras nos alunos.

Atividades
1 – Substantivo Próprio é o substantivo que distingue os seres dentro de uma espécie ou categoria. Indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula. Use sua criatividade e dê nomes próprios aos personagens abaixo:
Vovô –
Vovó –
Neta –
Cachorro –
Gato –

2 - São dois os graus do substantivo: grau diminutivo e grau aumentativo. O grau diminutivo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho pequeno. O grau aumentativo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho grande. Coloque as palavras abaixo no aumentativo e no diminutivo:
Vovô –
Vovó –
Neta –
Cachorro –
Gato –
3 – A função do Adjetivo é qualificar o substantivo! Dê qualidades aos personagens abaixo:
Vovô –
Vovó –
Neta –
Cachorro –
Gato –

4 – Agora, preste bem atenção nas palavras e escreva corretamente: DITADO




Recursos: folhas impressas, livro o grande rabanete.

Avaliação: Se dará através da participação nas atividades.


2º MOMENTO
Desenvolvimento
1ª etapa
Sentar com os alunos em uma roda e conversar sobre o livro O grande rabanete, concluindo a leitura, observar que cada um foi ajudar o vovô do seu jeito, conversar também sobre as capacidades físicas do  corpo, que são a flexibilidade, força, agilidade, resistência e coordenação motora. Perguntar em quais movimentos elas estão presentes  no dia a dia. Sugerir que as crianças se levantem, realizem alguma dessas capacidades e experimentem esses movimentos e falem quais as partes do corpo são acionadas para a realização de cada uma delas. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que ocorre a aula, dar comandos para que realizem os movimentos discutidos, como se espreguiçar, caminhar, saltar, entre outros.

Iniciar com a alongamento e aquecimento – movimentos que alonguem o corpo e ginástica como: pé de chinelo para aquecer.

Carrinho de mão: Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apoia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à posição de largada. Vence quem chegar à linha de chegada primeiro.

Corrida do saco: Dividir a turma em duas equipes. Cada equipe deverá ter seu representante. O representante deverá entrar num saco e pular até o local marcado e voltar. Vence a equipe que conseguir que todos os componentes brinquem primeiro.

De volta a sala de aula, os alunos deverão registrar através de desenho.

Recursos: saco de pano, quadra

Avaliação: Se dará através da participação e no registro das brincadeiras.


3º MOMENTO
Desenvolvimento
A multiplicação é uma das operações básicas da aritmética. Consiste em multiplicar sucessivas vezes um mesmo número, obtendo um resultado do produto.

SITUAÇÕES PROBLEMAS
1) Vovô gostou muito do rabanete e resolveu plantar em um canteiro, depois de 30 dias ele colheu 3 caixas com 12 rabanetes cada uma. Quantos rabanetes ele colheu ao total?
2) Comprei na livraria o livro “O grande rabanete” por 33 Reais. Se eu levei 2 notas de 10 Reais e 1 nota de 20 Reais, qual o valor do meu troco?
3) Minha tia comprou o mesmo livro parcelado em 3 vezes de 14 Reais. Quanto ela pagou pelo livro?
4) Um feirante comprou 1 centena e meia de alface, 1 centena de repolho e duas centenas e meia de cheiro verde. Quantas unidades ele comprou ao total?
5) Em uma horta foram colhidos 274 rabanetes. Se forem colocados em 3 caixas, quantos rabanetes ficarão em cada caixa? Quantos rabanetes irão sobrar?
6) A vovó de Marcela completou neste ano 75 anos. Em que ano ela nasceu?
7) Alice tem 12 anos a mais que sua prima que completou 5 anos. Quantos anos Alice tem?
8) Um restaurante usa para uma boa salada, duas dezenas de folhas de alface e 5 limões. Se fizer o dobro de salada, quantas unidades precisará de cada item?

Recursos: folhas impressas

Avaliação: Se dará através da participação e no registro das atividades.


4º MOMENTO
Desenvolvimento
Explicando o Gênero
A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer -, que podem ou não vir indicadas por títulos.

Características da RECEITA:
- Contém título;
- Normalmente apresenta uma estrutura constituída de: título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;
- No modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;.
- Pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar e servir, etc.
- A linguagem direta, clara e objetiva;
- Emprega o padrão culto da língua.

TAREFA
Pesquise com sua família uma receita e escreva abaixo com capricho.


Recursos: folhas impressas

Avaliação: Se dará através da pesquisa e no registro das atividades.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Plano de Aula - 3º Ano - Camilão, o comilão

Plano de Aula - 3º Ano - Ensino Fundamental
De acordo com Nova BNCC

Área do conhecimento:
Português;
Matemática;
Educação física;
Artes;

Conteúdos:
Produção de frases e textos individual e ou coletivo explorando: tipologia textual, unidade temática;
Unidades fonológicas;
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais - Composição e decomposição de números até a ordem das centenas
Problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Apreciação de texto literário;
Jogos de salão;
Expressão gráfica;

Objetivos:
Organizar com a colaboração do professor o texto que será produzido;
Dominar progressivamente as irregularidades ortográficas;
Compor e decompor números decimais até a ordem das centenas
Promover a reflexão dos alunos ao realizar operações envolvendo sistema decimal de numeração.
Resolver problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Ouvir, com atenção e interesse, a leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo professor;
Produzir um convite com a colaboração do professor;
Conhecer e praticar o jogo da trilha;
Expressar-se e representar por meio de desenho diversas vivências, utilizando diferentes superfícies e materiais;

Desenvolvimento:
LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES:
Iniciar com a rotina;
Atividades:
Realizar leitura do livro:
Dica - Para criar mais suspense, gosto pela leitura e pelas histórias, não conte o final do livro no primeiro dia que trabalhar com o plano de aula.  As crianças poderão levantar hipóteses sobre o final do livro.


Clique aqui para baixar

Conversar com os alunos sobre o livro.

INTERPRETAÇÃO DO LIVRO CAMILÃO, O COMILÃO.
Ouvimos hoje a leitura do livro: Camilão, o comilão. Agora, com base na leitura que realizamos e em suas observações, responda:
a) O que vemos na capa do livro lido?
b) Qual o nome da história?
c) Quem é a autora?
d) Quem ilustrou a história?
e) Qual gênero textual que o texto traz?
f) Do que tema essa história trata?
g) Como você acha que vai terminar a história?
h) O que é alimentação?
i) Vocês já ouviram falar em alimentação saudável?
j) Quais alimentos são bons para a saúde? Quais alimentos podem prejudicar a saúde?
Responda se é fato ou apenas uma opinião:

FRASE SOBRE A HISTÓRIA:
Usando como base: Tempo – espaço (lugar) – personagem – ação – pontuação necessária. Crie frases sobre a história usando as palavras abaixo:
Porco 
Burro 
Cachorro 
Guardanapo 

 DITADO:
 


ARTES
ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA: CAMILÃO, O COMILÃO.

Realizamos a hoje a leitura do livro: Camilão, o comilão. Agora, realize uma bela ilustração para a história.



MATEMÁTICA:

Na história do livro Camilão, o comilão, conta-se que ele tinha muitos amigos? Mas, e você? Tem muitos amigos?
Brincaremos de:

SEMEANDO FUTURO - MATEMÁTICA
QUEM SENTA AO MEU LADO?
Como brincar?
- Trocaremos os nomes dos amigos por numerais. Colocar estes numerais escritos com caneta e colado fita adesiva na camiseta das crianças. Usar números com centenas.
- Colocar a turma organizada em cadeiras formando um círculo, com uma cadeira sobrando.
- Quem tiver com a cadeira sobrando do seu lado direito terá que escolher qual amigo sentará ao seu lado, chamando-o apenas pelo número.
- A brincadeira acaba quando todos forem chamados.


SITUAÇÕES PROBLEMAS - CENTENAS

1 - Camilo comprou do sítio da dona Teresa para revender na feira 1 centena de melancia, 5 dezenas e 6 unidades de potes de mel, 4 dúzias de litros de leite. Quantas unidades ele comprou ao total?

2 - Para transportar o milho produzido no sítio do seu Manduca, ele divide igualmente nos cestos que ficam na carroça do burro Joca. Se ele colheu 528 espigas, quantas ficarão em cada cesto?

3 - Dona Mariana nasceu em 1962. Quantos anos ela tem hoje?

4 - Em média são colhidos 36 tomates de cada pé por semana. Se tiver 4 pés de tomates, quantos tomates serão colhidos semanalmente?

5 - Zizi completou 56 anos em 2019. Em que ano ela nasceu?

6 - Numa quitanda há 4 centenas e meia de melancias, 3 centenas e 7 dezenas de laranjas e 2 centenas de abacates. Quantas frutas há na quitanda?

7 - O senhor Manduca colheu 968 laranjas em seu sítio e resolveu embalar as laranjas em sacos com 4 unidades. Quantos sacos ele precisa para fazer isso? Vão sobrar laranjas não ensacadas? Quantas?

8 - Preciso distribuir 452 morangos em 3 caixas. Quantos morangos ficarão em cada caixa? Quantos morangos irão sobrar?

9 - Na fazenda do Sr. Nicolau há 44 cavalos e 160 bois. O Sr. Nicolau comprou mais 58 bois. Quantos bois há na fazenda?

10 - Julia tinha 1 centena de rosas. Deu 47 rosas a Isabela. Com quantas rosas Julia ficou?

11 - Uma granja recebeu 4 dúzias de galinhas. Já vendeu 2 dúzias e meia. Quantas galinhas ainda não foram vendidas?

       

LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO TEXTUAL:


Confecção de convite.

Convite
O convite, geralmente, é um texto destinado a pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estarão contidas informações (data, local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião.
Achei Portal do professor

TAREFA
OBSERVE O CONVITE E RESPONDA:

DO QUE SE TRATA ESTE CONVITE?
_______________________________________________________
QUEM É O ANIVERSARIANTE?
_______________________________________________________
QUANTOS ANOS ELA ESTÁ COMEMORANDO?
_______________________________________________________
ONDE SERÁ A COMEMORAÇÃO?
_______________________________________________________
QUEM É A CONVIDADA?
_______________________________________________________

Agora, vamos confeccionar um convite. Não se esqueça das informações necessárias de um convite.


MATEMÁTICA - JOGO


TRILHA DA BOA ALIMENTAÇÃO
Separar os alunos em trio para realizar o jogo da trilha.
Ganha quem conseguir mais alimentos para sua cesta!
 


ARTES

Giuseppe   Arcimboldo (Milão, 1527 — 11 de julho de 1593) foi um pintor italiano. Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. Agora, vamos realizar a releitura com recorte e colagem de uma das obras de Arcimboldo.


   
      Achei no pikuv


Recursos: Livro Camilão, o comilão, Atividade impressas,

Avaliação: Se dará através da realização e participação nas atividades

Este plano de aula foi feito tendo como base o Plano de aula da professora Luciane Lima, Escola Municipal Professora Etelvina, Telêmaco Borba, PR.

domingo, 2 de junho de 2019

PLANO DE AULA - Corda - Ensino Fundamental 3º Ano


PLANO DE AULA-  Corda -Ensino Fundamental 3º Ano

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Educação Física
Arte
Língua portuguesa

CONTEÚDO:
Biografia e obra dos grandes mestres das artes plásticas.
Elementos básicos do desenho: Linha, forma, cor, ponto, textura, luz.
Princípios  básicos da composição: figura-fundo;representação das formas e figuras abstratas,formato da composição.
Desenvolvimento progressivo dos sistemas básicos do movimento corporal: Força, velocidade, coordenação, ritmo, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência.
Composição visual bidimensional (desenho, pintura)
Texto injuntivo Instrucional e procedimental

OBJETIVO:
Conhecer a biografia e obras dos grandes mestres das artes plásticas.
Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais.
Observar e aplicar os elementos da composição nas produções realizadas.
Experimentar e fluir combinações de diferentes elementos da ginástica geral;
Utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral;
Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Produzir texto instrucional



DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com as atividades de rotina.

Biografia do artista plástico Ivan Cruz.

Ivan Cruz, artista plástico, nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança.
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes.
Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.
Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. Daí, o primeiro quadro da série Brincadeiras de Criança, nasceu na Praça Porto Roça – Cabo Frio, com o Título: ” Crianças na Praça”.
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais… De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda.
                                           
Observe a obra acima e faça uma lista com o nome das brincadeiras que se fazem presentes nesta obra de Ivan Cruz.


BRINCADEIRAS DE CORDA
Há muitas brincadeiras divertidas para fazermos nas férias, feriados e horas livres e as brincadeiras com corda estão entre as mais divertidas. Além disso, também são ótimas para  treinar a coordenação motora e agilidade.
Pular corda é uma brincadeira tão antiga que é difícil saber qual a origem, mas há registros dessa brincadeira desde a antiga Grécia. De qualquer forma, o que temos certeza é que até hoje é uma brincadeira frequente entre as crianças, talvez por ser mais livre, sem muitas regras e com diversão garantida.

VAMOS BRINCAR?
Cabo de Guerra
Essa é outra brincadeira com corda que é clássica. Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda. Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão. Descobri, outro dia, que dá até para irmãos de idades diferentes brincarem juntos!

Relógio
Uma criança fica no centro da roda com a corda e os outros participantes da brincadeira ficam em redor, formando um círculo. Quem está no meio gira a corda bem rente ao chão e os demais precisam pular a corda sem deixá-la encostar-se à perna ou pés.

 Fio elétrico
Na brincadeira, duas crianças esticam uma corda na altura do pescoço. As demais participantes devem passar por baixo dela, sem encostar-se à corda. Já na segunda rodada, as crianças que estão segurando a corda devem abaixá-la um pouco mais. Todos voltam a passar debaixo da corda, mas sem encostar. Na terceira rodada, abaixa-se mais. E assim por diante, ficando cada vez mais difícil não tocar a corda.

Chicote queimado
Crianças em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar na corda duas vezes  vai saindo e voltará para a brincadeira quando for trocado o aluno que está no meio.

“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)
Agora é com você, faça a releitura desta obra.


PRODUÇÃO TEXTUAL
Hoje realizamos muitas brincadeiras com a corda, escolha uma e escreva um manual, explicando a alguém como se brinca.

AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através da participação nas brincadeiras, observações quanto ao desempenho e o ajuste rítmico dos jogadores e também na atividade de arte.
 A avaliação ocorrerá também, na construção do texto instrucional, observando através da participação, que os objetivos da aula vão sendo conquistados.