Adsense

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

NOVO plano identidade Educação Infantil

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL

SEMANA DE ADAPTAÇÃO E IDENTIDADE

O eu, o outro e o nós 

A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar a da história pessoal. Sua construção gradativa se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde como o outro para diferenciar-se da oposição. (RCNEI, 2001).

OBJETIVO GERAL
De acordo com os profissionais de saúde, as crianças precisam conhecer o mundo por si mesmas, 
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a história de sua vida e conhecer seus antepassados. 
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade, autonomia e se adapte a escola, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.


CONTEÚDOS:

ARTES VISUAIS 
Ler imagens de diferentes grupos sociais.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
Brincar;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

MOVIMENTO
Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo

MÚSICA 
Ouvir, perceber, imitar, inventar, perceber sentimentos, interpretar.

NATUREZA E SOCIEDADE 
Respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias e grupos, e o reconhecimento de semelhanças.


DESENVOLVIMENTO:

SEGUNDA-FEIRA
Ideias para decoração da porta da sala de aula:

 

Acolhida - DINÂMICA - BALÕES  SURPRESA
OBJETIVO: Ler para a criança o conteúdo do balão com frases de boas vindas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno

COMO FAZER:
O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
Ideias para frases:
SEJA BEM VINDO!
É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)!
VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIOS UNS COM OS OUTROS!

Como é o meu corpo? Realizar com a turma a atividade oralmente, nomeando cada parte do corpo, depois as crianças ilustrar, cada um a si mesmo.
Atividade:
                                           


TERÇA-FEIRA

Atividade:
Momento de apresentação na roda, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir

Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas ou se preferir, faça os crachás junto com a turma?
Como é o meu nome? Convidar os alunos a escrever seu nome com alfabeto móvel e depois montando o crachá.
Achei no imaculada



QUARTA-FEIRA
Acolhida
Para compor os painéis de da sala de aula, convidar as crianças a confeccionar o painel de aniversários da turma.
Fazer fotos (como nos modelos abaixo) colocando os aniversariantes de cada mês.


Atividade:

Fazer uma pintura com balão cheio de ar ou de farinha de trigo. Emendar algumas folhas de papel com durex, encher o balão. Colocar cores diferentes de tinta em pratinhos descartáveis. Deixar a criança melar o balão na tinta e jogá-lo no papel.


 Achei no finleeandme



QUINTA-FEIRA
Acolhida

Atividade: O que eu fiz durante as férias???
Realizar uma roda de conversa com as crianças sobre o tema, depois, convidar a turma para desenhar no óculos de sol algo que represente onde foi, o que fez ou alguma coisa que comeu.


SEXTA-FEIRA
Acolhida
Dia do Brinquedo - momento do livre brincar

Acolhida - DINÂMICA  -  O MESTRE MANDOU
Escolher uma criança para ser o mestre. Ela deverá inventar uma ordem fácil de resolver e todas as outras devem cumpri-las. Por exemplo: “o mestre mandou dar dois pulinhos”. Somente quem realizar a tarefa continua na brincadeira.

EU - MEU ROSTO - MEU NOME
Depois da brincadeira, convidar os pequenos a realizar o auto retrato com desenho livre ou com recorte e colagem.

A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca 
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.

Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo 

Bonito de mais.

 

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

PLANO DE AULA - 3º Ano Fundamental - O GRANDE RABANETE

PLANO DE AULA - 3º Ano Fundamental
O GRANDE RABANETE


Área do conhecimento:
Matemática;
Língua portuguesa
Educação física;
Artes;

Conteúdos:
Conhecimento progressivo dos sistemas básicos do movimento corporal: força, velocidade, coordenação, ritmo, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência e relaxamento
Problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Produção de frases e textos individual e ou coletivo explorando: tipologia textual, unidade temática e segmentação das palavras;
Planejamento do texto
Composição visual bidimensional - desenho

Objetivos:
Realizar atividades de aquecimento e alongamento para preparar o corpo para a atividade esportiva
Reconhecer potencialidades e limites do próprio corpo, adotando procedimentos de segurança
Problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Organizar com a colaboração do professor o texto que será produzido;
Resolver problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Ouvir, com atenção e interesse, a leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo professor;
Expressar-se através do desenho


Desenvolvimento:

1º MOMENTO
Iniciar com a rotina;
Atividades:
Realizar leitura do livro para a turma, sem revelar o final.
 De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius.
São Paulo: Editora Moderna, 2002.

Interpretação do texto:
a) O que podemos observar na capa do livro?
b) Qual o nome da história?
c) Quem é a autora?
d) Quem ilustrou a história?
e) Qual editora publicou o livro?
f) O que as pessoas e os animais fazem na capa do livro?
g) Do que trata este livro?
h) Como você acha que a história termina? Que final você daria a história?

Clique aqui para baixar o livro em PDF O GRANDE RABANETE

A história também poderá ser contada com teatro, colocando máscaras nos alunos.

Atividades
1 – Substantivo Próprio é o substantivo que distingue os seres dentro de uma espécie ou categoria. Indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula. Use sua criatividade e dê nomes próprios aos personagens abaixo:
Vovô –
Vovó –
Neta –
Cachorro –
Gato –

2 - São dois os graus do substantivo: grau diminutivo e grau aumentativo. O grau diminutivo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho pequeno. O grau aumentativo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho grande. Coloque as palavras abaixo no aumentativo e no diminutivo:
Vovô –
Vovó –
Neta –
Cachorro –
Gato –
3 – A função do Adjetivo é qualificar o substantivo! Dê qualidades aos personagens abaixo:
Vovô –
Vovó –
Neta –
Cachorro –
Gato –

4 – Agora, preste bem atenção nas palavras e escreva corretamente: DITADO




Recursos: folhas impressas, livro o grande rabanete.

Avaliação: Se dará através da participação nas atividades.


2º MOMENTO
Desenvolvimento
1ª etapa
Sentar com os alunos em uma roda e conversar sobre o livro O grande rabanete, concluindo a leitura, observar que cada um foi ajudar o vovô do seu jeito, conversar também sobre as capacidades físicas do  corpo, que são a flexibilidade, força, agilidade, resistência e coordenação motora. Perguntar em quais movimentos elas estão presentes  no dia a dia. Sugerir que as crianças se levantem, realizem alguma dessas capacidades e experimentem esses movimentos e falem quais as partes do corpo são acionadas para a realização de cada uma delas. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que ocorre a aula, dar comandos para que realizem os movimentos discutidos, como se espreguiçar, caminhar, saltar, entre outros.

Iniciar com a alongamento e aquecimento – movimentos que alonguem o corpo e ginástica como: pé de chinelo para aquecer.

Carrinho de mão: Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apoia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à posição de largada. Vence quem chegar à linha de chegada primeiro.

Corrida do saco: Dividir a turma em duas equipes. Cada equipe deverá ter seu representante. O representante deverá entrar num saco e pular até o local marcado e voltar. Vence a equipe que conseguir que todos os componentes brinquem primeiro.

De volta a sala de aula, os alunos deverão registrar através de desenho.

Recursos: saco de pano, quadra

Avaliação: Se dará através da participação e no registro das brincadeiras.


3º MOMENTO
Desenvolvimento
A multiplicação é uma das operações básicas da aritmética. Consiste em multiplicar sucessivas vezes um mesmo número, obtendo um resultado do produto.

SITUAÇÕES PROBLEMAS
1) Vovô gostou muito do rabanete e resolveu plantar em um canteiro, depois de 30 dias ele colheu 3 caixas com 12 rabanetes cada uma. Quantos rabanetes ele colheu ao total?
2) Comprei na livraria o livro “O grande rabanete” por 33 Reais. Se eu levei 2 notas de 10 Reais e 1 nota de 20 Reais, qual o valor do meu troco?
3) Minha tia comprou o mesmo livro parcelado em 3 vezes de 14 Reais. Quanto ela pagou pelo livro?
4) Um feirante comprou 1 centena e meia de alface, 1 centena de repolho e duas centenas e meia de cheiro verde. Quantas unidades ele comprou ao total?
5) Em uma horta foram colhidos 274 rabanetes. Se forem colocados em 3 caixas, quantos rabanetes ficarão em cada caixa? Quantos rabanetes irão sobrar?
6) A vovó de Marcela completou neste ano 75 anos. Em que ano ela nasceu?
7) Alice tem 12 anos a mais que sua prima que completou 5 anos. Quantos anos Alice tem?
8) Um restaurante usa para uma boa salada, duas dezenas de folhas de alface e 5 limões. Se fizer o dobro de salada, quantas unidades precisará de cada item?

Recursos: folhas impressas

Avaliação: Se dará através da participação e no registro das atividades.


4º MOMENTO
Desenvolvimento
Explicando o Gênero
A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer -, que podem ou não vir indicadas por títulos.

Características da RECEITA:
- Contém título;
- Normalmente apresenta uma estrutura constituída de: título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;
- No modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;.
- Pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar e servir, etc.
- A linguagem direta, clara e objetiva;
- Emprega o padrão culto da língua.

TAREFA
Pesquise com sua família uma receita e escreva abaixo com capricho.


Recursos: folhas impressas

Avaliação: Se dará através da pesquisa e no registro das atividades.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Plano de Aula - 3º Ano - Camilão, o comilão

Plano de Aula - 3º Ano - Ensino Fundamental
De acordo com Nova BNCC

Área do conhecimento:
Português;
Matemática;
Educação física;
Artes;

Conteúdos:
Produção de frases e textos individual e ou coletivo explorando: tipologia textual, unidade temática;
Unidades fonológicas;
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais - Composição e decomposição de números até a ordem das centenas
Problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Apreciação de texto literário;
Jogos de salão;
Expressão gráfica;

Objetivos:
Organizar com a colaboração do professor o texto que será produzido;
Dominar progressivamente as irregularidades ortográficas;
Compor e decompor números decimais até a ordem das centenas
Promover a reflexão dos alunos ao realizar operações envolvendo sistema decimal de numeração.
Resolver problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Ouvir, com atenção e interesse, a leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo professor;
Produzir um convite com a colaboração do professor;
Conhecer e praticar o jogo da trilha;
Expressar-se e representar por meio de desenho diversas vivências, utilizando diferentes superfícies e materiais;

Desenvolvimento:
LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES:
Iniciar com a rotina;
Atividades:
Realizar leitura do livro:
Dica - Para criar mais suspense, gosto pela leitura e pelas histórias, não conte o final do livro no primeiro dia que trabalhar com o plano de aula.  As crianças poderão levantar hipóteses sobre o final do livro.


Clique aqui para baixar

Conversar com os alunos sobre o livro.

INTERPRETAÇÃO DO LIVRO CAMILÃO, O COMILÃO.
Ouvimos hoje a leitura do livro: Camilão, o comilão. Agora, com base na leitura que realizamos e em suas observações, responda:
a) O que vemos na capa do livro lido?
b) Qual o nome da história?
c) Quem é a autora?
d) Quem ilustrou a história?
e) Qual gênero textual que o texto traz?
f) Do que tema essa história trata?
g) Como você acha que vai terminar a história?
h) O que é alimentação?
i) Vocês já ouviram falar em alimentação saudável?
j) Quais alimentos são bons para a saúde? Quais alimentos podem prejudicar a saúde?
Responda se é fato ou apenas uma opinião:

FRASE SOBRE A HISTÓRIA:
Usando como base: Tempo – espaço (lugar) – personagem – ação – pontuação necessária. Crie frases sobre a história usando as palavras abaixo:
Porco 
Burro 
Cachorro 
Guardanapo 

 DITADO:
 


ARTES
ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA: CAMILÃO, O COMILÃO.

Realizamos a hoje a leitura do livro: Camilão, o comilão. Agora, realize uma bela ilustração para a história.



MATEMÁTICA:

Na história do livro Camilão, o comilão, conta-se que ele tinha muitos amigos? Mas, e você? Tem muitos amigos?
Brincaremos de:

SEMEANDO FUTURO - MATEMÁTICA
QUEM SENTA AO MEU LADO?
Como brincar?
- Trocaremos os nomes dos amigos por numerais. Colocar estes numerais escritos com caneta e colado fita adesiva na camiseta das crianças. Usar números com centenas.
- Colocar a turma organizada em cadeiras formando um círculo, com uma cadeira sobrando.
- Quem tiver com a cadeira sobrando do seu lado direito terá que escolher qual amigo sentará ao seu lado, chamando-o apenas pelo número.
- A brincadeira acaba quando todos forem chamados.


SITUAÇÕES PROBLEMAS - CENTENAS

1 - Camilo comprou do sítio da dona Teresa para revender na feira 1 centena de melancia, 5 dezenas e 6 unidades de potes de mel, 4 dúzias de litros de leite. Quantas unidades ele comprou ao total?

2 - Para transportar o milho produzido no sítio do seu Manduca, ele divide igualmente nos cestos que ficam na carroça do burro Joca. Se ele colheu 528 espigas, quantas ficarão em cada cesto?

3 - Dona Mariana nasceu em 1962. Quantos anos ela tem hoje?

4 - Em média são colhidos 36 tomates de cada pé por semana. Se tiver 4 pés de tomates, quantos tomates serão colhidos semanalmente?

5 - Zizi completou 56 anos em 2019. Em que ano ela nasceu?

6 - Numa quitanda há 4 centenas e meia de melancias, 3 centenas e 7 dezenas de laranjas e 2 centenas de abacates. Quantas frutas há na quitanda?

7 - O senhor Manduca colheu 968 laranjas em seu sítio e resolveu embalar as laranjas em sacos com 4 unidades. Quantos sacos ele precisa para fazer isso? Vão sobrar laranjas não ensacadas? Quantas?

8 - Preciso distribuir 452 morangos em 3 caixas. Quantos morangos ficarão em cada caixa? Quantos morangos irão sobrar?

9 - Na fazenda do Sr. Nicolau há 44 cavalos e 160 bois. O Sr. Nicolau comprou mais 58 bois. Quantos bois há na fazenda?

10 - Julia tinha 1 centena de rosas. Deu 47 rosas a Isabela. Com quantas rosas Julia ficou?

11 - Uma granja recebeu 4 dúzias de galinhas. Já vendeu 2 dúzias e meia. Quantas galinhas ainda não foram vendidas?

       

LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO TEXTUAL:


Confecção de convite.

Convite
O convite, geralmente, é um texto destinado a pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estarão contidas informações (data, local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião.
Achei Portal do professor

TAREFA
OBSERVE O CONVITE E RESPONDA:

DO QUE SE TRATA ESTE CONVITE?
_______________________________________________________
QUEM É O ANIVERSARIANTE?
_______________________________________________________
QUANTOS ANOS ELA ESTÁ COMEMORANDO?
_______________________________________________________
ONDE SERÁ A COMEMORAÇÃO?
_______________________________________________________
QUEM É A CONVIDADA?
_______________________________________________________

Agora, vamos confeccionar um convite. Não se esqueça das informações necessárias de um convite.


MATEMÁTICA - JOGO


TRILHA DA BOA ALIMENTAÇÃO
Separar os alunos em trio para realizar o jogo da trilha.
Ganha quem conseguir mais alimentos para sua cesta!
 


ARTES

Giuseppe   Arcimboldo (Milão, 1527 — 11 de julho de 1593) foi um pintor italiano. Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. Agora, vamos realizar a releitura com recorte e colagem de uma das obras de Arcimboldo.


   
      Achei no pikuv


Recursos: Livro Camilão, o comilão, Atividade impressas,

Avaliação: Se dará através da realização e participação nas atividades

Este plano de aula foi feito tendo como base o Plano de aula da professora Luciane Lima, Escola Municipal Professora Etelvina, Telêmaco Borba, PR.