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quarta-feira, 8 de julho de 2020

PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA GÊNERO TEXTUAL TIRINHA


PLANO DE AULA  - LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL TIRINHA

COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa 

CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
Leitura de imagens em narrativas visuais: linguagem verbal e não-verba

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e emprega-los quando necessário dentro do contexto, percebendo a relação entre eles.
Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros.

CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Efeitos de sentido produzidos pelos recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos (linguagem verbal e nãoverbal).
Leitura e compreensão de textos com signos verbais e não-verbais.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

GENERO TEXTUAL: TIRINHA
Realizar leitura do texto a atividades




AVALIAÇÃO:  A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.

RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.

REFERÊNCIAS: 
https://document.onl/download/link/interpretacao-de-tirinha
http://turmadamonica.uol.com.br/home/

sexta-feira, 19 de junho de 2020

PLANO DE AULA – HISTÓRIA - 5º ANO - Organização política e econômica no Brasil Colônia.

PLANO DE AULA –  HISTÓRIA - 5º ANO
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo

COMPONENTE CURRICULAR
História

UNIDADE TEMÁTICA
Povos e cultura: Meu lugar no mundo e meu grupo social

OBJETOS DO CONHECIMENTO:
As formas de organização social e política: a noção de Estado.

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecer as primeiras formas de exploração econômica no território brasileiro: extração do pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração e mão-de-obra escravizada.

CONTEÚDOS:
Organização política e econômica no Brasil Colônia.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

Realizar e leitura dos textos: 

AS PRIMEIRAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL 
EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL
Ao desembarcar no Brasil, os europeus se depararam com a Mata Atlântica e nela desenvolveram a primeira atividade econômica no território: a exploração do pau-brasil.
O pau-Brasil é uma árvore de madeira nobre. Seu nome científico é Caesalpinia Echinata e é típica do território brasileiro. Podendo atingir 30 metros de altura e 1.5 metros de tronco, essa árvore possui um interior de forte coloração vermelha, num tom que se assemelha a brasas de fogo, daí o nome dado em língua portuguesa. Com o pau-brasil era produzido um corante vermelho para tingir tecidos bastante valorizado na Europa.
O Pau Brasil foi explorado até a exaustão no país. Símbolo de nossa terra e base da nossa economia em seu nascedouro, o pau Brasil é um patrimônio do nosso país e hoje o nosso esforço é voltado a preservá-lo da maneira mais eficiente possível, permitindo assim que as gerações vindouras possam ter a chance de conhecer a árvore que nomeia o nosso país.

CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Em 1530, Martim Afonso de Souza deu início à agricultura da cana-de-açúcar no Brasil.
Foi em Pernambuco que o cultivo da cana-de-açúcar mais cresceu, em virtude do solo favorável, clima quente e úmido do relevo do terreno (fácil de abrir caminhos até o litoral) e da menor distância de Portugal. Para dar lugar às vastas plantações de cana-de-açúcar, mais porções da Mata Atlântica foram derrubadas. Os primeiros trabalhadores escravizados a atuar na produção do açúcar foram os indígenas e, em seguida, os africanos.
A cana-de-açúcar provocou:
O aparecimento de vilas no litoral do Nordeste;
A introdução da mão de obra dos escravos negros;
O aparecimento de Vilas do Nordeste e no Recôncavo Baiano (região da Baía de Todos os Santos);
A cobiça dos estrangeiros principalmente holandeses, que invadiram o Brasil;
O desenvolvimento da criação do gado;
O açúcar passou a ser a principal riqueza da colônia;
Os senhores de engenho (donos das fazendas) tornaram-se ricos e poderosos.

CICLO DO OURO
Não é possível falar na exploração do ouro no Brasil sem falar no papel dos bandeirantes paulistas. Desde a chegada em terras brasileiras a coroa portuguesa buscava por minérios. No século XVII as expedições dos bandeirantes estavam em busca de indígenas para escravização e de metais preciosos, e encontram as terras dos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Para garantir o lucro com a exploração do ouro a arrecadação de tributos foi constante. Para isso impostos como o Quinto foram criados. Este estabelecia que a quinta parte do ouro extraído pertencia ao rei, as formas de cobrança desse imposto foram bastante violentas. O quinto passou a ser associado à expressão “quinto dos infernos” até hoje utilizada na linguagem popular.
A sociedade aurífera envolvia um grande número de ofícios e fazeres: mineradores, comerciantes, advogados, fazendeiros e padres conviviam com a exploração do ouro e boa parte dela vivia. Na base desta pirâmide estão os escravizados.


1) Copie no caderno as perguntas abaixo e responda com base nos textos enviados pela professora e em suas pesquisas em livros ou na internet.
a) O que é pau-brasil e qual seu nome científico e como é esta árvore?
b) Cite 3 fatos provocados pela cana-de-açúcar:
c) Qual o principal imposto recolhido durante o ciclo do ouro?

2) A escravidão no Brasil, o tráfico negreiro escravização dos indígenas também fizeram parte da história da economia  do país. Pesquise em livros, revistas ou na internet e responda:
a) Os portugueses conseguiram escravizar os índios?
b) Os negros vieram para o Brasil de onde? Por quê?
c) Como era a viagem dos negros até chegar em terras brasileiras?
d) Onde eram feitas as compras de escravos?
e) Como os escravos eram tratados no Brasil?
f) O que é Lei Áurea?
g) Em termos gerais, você acha que a escravidão no Brasil acabou? 



AVALIAÇÃO: A avaliação do processo de aprendizagem será realizada por meio das atividades propostas para esta aula, considerando o desenvolvimento de cada um dos alunos.

RECURSOS: 
Folhas impressas, internet (sugestão de leitura) caderno; lápis e borracha.

REFERÊNCIAS:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/crep_2020/historia_curriculo_rede_estadual_paranaense_diagramado.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/216/a-escravidao-ainda-existe
https://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-exploracao-do-ouro/

Plano de aula Geografia 5º Ano - A Cidade e o Campo

PLANO DE AULA - GEOGRAFIA 5º ANO

COMPONENTE CURRICULAR
Geografia 

UNIDADE TEMÁTICA 
Conexões e escalas

OBJETOS DO CONHECIMENTO 
Território, redes e urbanização

CONTEÚDOS
Redes urbanas: seu papel entre as cidades e nas interações urbanas entre campo e cidade

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, compreendendo a interdependência que existe entre diferentes cidades (próximas ou distantes) e a distribuição da oferta de bens e serviços. 

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar a leitura dos textos:
ZONA URBANA
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila).
Algumas características básicas de zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.
Sendo assim, a população urbana tem mais facilidade de acesso a hospitais, escolas, tratamento de esgoto, água encanada e lazer.
(DARIN, Áurea. Geografia-4ºano. Curitiba, ed. Positivo, 2014(Adaptação).

ZONA RURAL
Zona rural é uma região que não integra o perímetro urbano, ou seja, é uma área do município não classificada como zona urbana ou seja, é o campo.
Ela é de fundamental importância para as nossas vidas, pois nelas são desenvolvidas as atividades como cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
Outra característica da zona rural é o ecoturismo, também chamado de turismo rural. São atividades como essa realizada de forma consciente e ecologicamente correta, que segue os princípios elementares de desenvolvimento sustentável.
(DARIN, Áurea. Geografia-4ºano. Curitiba, ed. Positivo, 2014(Adaptação).

Após realizar a leitura dos textos responder as atividades:
   





AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através da participação e na realização da produção textual.

RECURSOS: folhas impressas, caderno, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos. 

REFERÊNCIAS:
Colégio Santa Maria Minas – Geografia 5º Ano

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Plano de aula Português - Poesia e Pontuação


PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: POESIA
PONTUAÇÃO - RETICÊNCIAS
4° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

COMPONENTES CURRICULARES
Língua Portuguesa


CAMPOS DE ATUAÇÃO
Artístico literário


PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Apreciação estética/Estilo;
Formas de representação.
Pontuação

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Apreciar e identificar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido  criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses textos.
Identificar e diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses, de modo a aperfeiçoar, progressivamente, a compreensão e o uso da pontuação em suas produções, incorporando conhecimentos básicos sobre a língua, como ortografia e pontuação.

CONTEÚDO
Estilo; Formas de representação de textos poéticos visuais e concretos.
Identificação e diferenciação em textos dos sinais de pontuação: vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e uso de reticências, aspas, parênteses.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Iniciar a aula com a rotina da turma: oração, calendário, leitura de painéis.

Realizar com a turma a leitura do poema:



1) Leia o texto com atenção e responda:
a) O texto foi organizado em versos e estrofes, portanto, qual o gênero textual utilizado pelo autor?
___________________________________________________________________________

b) Quantos versos há no poema?
___________________________________________________________________________

c) Quantas estrofes?
___________________________________________________________________________

d) Como a vovó se sente quando os netos invadem sua sala?
___________________________________________________________________________

2) Observe as ilustrações e descreva, com suas palavras, como a avó se sentia:

Observe as imagens e leia com atenção: 
 
4) Releia os primeiros versos do poema:
A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .

Observe o uso das reticências (...) Você leria de modo diferente se ele não fosse encerrado por reticências?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

As reticências podem indicar a continuidade de uma ação ou de uma enumeração, a suspensão ou a interrupção de um pensamento, ou ainda hesitações, dúvidas do falante, citações incompletas ou mesmo pausas comuns na linguagem falada.

5) Sublinhe no poema os versos que apresentam reticências.

6) Em qual destas frases as reticências indicam a interrupção de um pensamento?
a) Vamos... Não... Talvez... Melhor amanhã.
b) Hoje é dia de ... entrevista!
c) Ela aceitou participar da entrevista acreditando que ...

7) Pesquise, em livros, jornais ou revistas, três frases em que são usadas reticências. Reescreva-as em seu caderno e explique a função dessa marca de pontuação em cada uma das frases escolhidas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________





AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante a participação e execução das atividades.
 
RECURSOS: Folhas impressas, dicionário

REFERÊNCIAS: 
- Poesias Infantis - Olavo Bilac
- Blog: professorajuce.blogspot.com

terça-feira, 28 de abril de 2020

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental - FOTOGRAFIA

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental

Tema: FOTOGRAFIA

Unidade temática: Artes Visuais

Objeto do conhecimento: Materialidades

Objetivos da aprendizagem: Realizar trabalhos de diversas expressões artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura, fotografia.

Conteúdo: Leitura de imagem: Relacionar imagens pictóricas e gráficas diversas de tempos, contextos e locais diferentes


Encaminhamento Metodológico

Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da fotografia, qual o objetivo e qual a relevância para nossa vida tem a fotografia.
Observar o que as pessoas estão fazendo, se a fotografia é recente ou antiga, onde e quando esta fotografia foi feita, 
Entregar aos alunos as imagens:

Imagem: Negra com o filho, Salvador, em 1884 (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Roberto Rocco has uploaded 10930 photos to Flickr.

imagem: Ian Macmillan


O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. 

É interessante que o aluno perceba que estas relações mudaram ao longo do tempo. 

Para colar no caderno:

Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de famílias em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia? Esta prática ainda existe hoje?

Observe as imagens e responda

imagem:  Flickr                                   Image: Eric Audras/ONOKY/Getty Images

a) Qual é a expressão do rosto das pessoas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

b) Como as pessoas estão vestidas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

c) Em que lugar as famílias foram fotografadas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

d) Em sua opinião, como eram as relações entre as pessoas retratadas nas imagens?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

e) O que você observou nas imagens para chegar as respostas da questão anterior?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________


Agora, que já sabemos a importância da fotografia em nossas vidas, que tal montarmos um varal de fotografias na escola?
Temas sugeridos:

* A evolução da nossa cidade

* Como se vestiam os estudantes e as poses que faziam antigamente e atualmente.

BOM TRABALHO!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sequência didática: Brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil

Precisando de atividades para os momentos de interação social online da Educação Infantil?

Sequência didática:
Brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil


NOME: _____________________DATA: __________

A ATIVIDADE DE HOJE É UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA CHAMADA “AMARELINHA”. COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, DESENHE UMA NO CHÃO OU APROVEITE OS DESENHOS DA CERÂMICA E BRINQUE BASTANTE.
REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS E COLOQUE NO ESPAÇO ABAIXO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


NOME: _______________________________ DATA: _______________

POR QUE O BRINCAR É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
O MOMENTO DA BRINCADEIRA É UMA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO PARA A CRIANÇA. ATRAVÉS DO BRINCAR ELA APRENDE, EXPERIMENTA O MUNDO, POSSIBILIDADES, RELAÇÕES SOCIAIS, ELABORA SUA AUTONOMIA DE AÇÃO E ORGANIZA SUAS EMOÇÕES. 
É INQUESTIONÁVEL A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ELA ESTÁ INSERIDA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), SENDO UM DOS SEIS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: 1. CONVIVER, 2. BRINCAR, 3. PARTICIPAR, 4. EXPLORAR, 5. EXPRESSAR E 6. CONHECER-SE.
A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA PODE TE SURPREENDER, QUAIS AS ATIVIDADES OU BRINCADEIRAS DENTRO DE CASA FAVORITAS DO SEU FILHO? BARRACA? INSTRUMENTO MUSICAL? CASINHA? GARAGEM? COMPARTILHE COM A GENTE!
REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS E COLOQUE NO ESPAÇO ABAIXO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


 NOME: __________________________________ DATA: __________________

HOJE ASSISTIMOS UM VÍDEO COM A LEITURA DO LIVRO “GATO XADREZ”. 
AGORA, VAMOS REALIZAR A DOBRADURA DE UM GATO. SIGA OS PASSOS DA PROFESSORA NO MOMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL PELO APLICATIVO TEAMS NO HORÁRIO MARCADO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO.

~+


 NOME: __________________________________         DATA: ___________________

APROVEITE PARA BRINCAR COM SUA FAMÍLIA E APRENDER COM ELES DURANTE ESTES DIAS QUE ESTÁ EM CASA!
A ATIVIDADE DE HOJE É MUITO LEGAL! UM JOGO ONLINE.
OBJETIVO: RELACIONAR QUANTIDADE X NUMERAL!
http://www.escolagames.com.br/jogos/euSeiContar/
COLOQUE FOTOS DESTE MOMENTO AQUI. ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO.
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR A ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.


NOME: _________________________ DATA: _______

ESTAMOS EM CASA TODOS OS DIAS NÃO É MESMO? O QUE FAZEMOS DURANTE O DIA? O QUE FAZEMOS DURANTE A NOITE?
COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS O QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA E COMO É O CÉU QUANDO ESTÁ CLARO, EM UMA DAS JANELAS.  
NA OUTRA JANELA, REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS O QUE VOCÊ FAZ DURANTE A NOITE E COMO É O CÉU QUANDO ESTÁ ESCURO.  DEPOIS ESCREVA NA LINHA AO LADO QUAL O MOMENTO QUE VOCÊ ACABOU DE ILUSTRAR: DIA OU NOITE, USAR LETRA CAIXA ALTA.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


sábado, 4 de abril de 2020

5º Ano - Língua Portuguesa - Gênero Textual - RECEITA

PLANO DIÁRIO - 5º Ano Ensino Fundamental 
LÍNGUA PORTUGUESA
Gênero Textual - RECEITA

DIREITOS AUTORAIS: PROFESSORAJUCE.BLOGSPOT.COM

COMPONENTES CURRICULARES
Língua Portuguesa

CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Estratégia de leitura;
Localização de informações explícitas.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Iniciar a aula com a rotina da turma: oração, calendário, leitura de painéis.

LIBERTE UM TEXTO!
Prepare uma gaiola simples para receber os textos que você irá selecionar. Pinte a gaiola com a cor desejada, usei tinta spray.

Decore a gaiola como desejar. 
Usei e.v.a. para as flores e os pássaros (não tenho molde)
e papel para a placa.

Fiz recorte em livros antigos específicos para este uso, retirando deles textos para compor nossa coleção de textos que deverão ser libertados um a cada dia.
Depois que recortei os textos, colei-os em papel colorido, amarrei com fitilho e coloquei dentro da gaiola.


Cada dia, escolhemos um colega da sala para libertar um texto! 

Na sala de aula, realizar a leitura do texto:

Gênero textual ‘Receita’
É um texto instrucional, ou seja, ensina como fazer ou utilizar algo, por exemplo:
- receita de um bolo
- passo a passo de uma brincadeira
- como se monta uma dobradura

A receita de um alimento é um gênero textual composto de duas partes bem definidas: Ingredientes e Modo de preparo, que, por sua vez, podem ou não vir indicados por títulos.
Na primeira parte, na qual se encontram relacionados os ingredientes, estipula-se as quantidades necessárias para realizar a receita.
Essas quantidades vem descritas em unidades de medidas, como: gramas, mililitros, litros, xícaras, colheres, pitada, entre outras.
Já na segunda parte, em que se descreve como proceder na receita, ou, em outras palavras, o modo de fazer, os verbos quase sempre se apresentam no modo imperativo, ou seja, expressando ordem, conselhos. Essa parte do passo a passo, indica a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita.

No primeiro momento, iniciar uma conversa com os alunos, na busca de trocar informações com os mesmos sobre o assunto a ser abordado e verificar o nível de conhecimento da turma.

Nesta fase, é interessante instigar os alunos a socializar suas ideias. Para isso, propõe-se que sejam levantadas as seguintes questões que deverão ser respondidas no caderno:

1) O que vocês acham que é uma receita?
2) Para que serve uma receita?
3) Porque alguém escreve uma receita?
4) O que faz com que um texto seja considerado uma receita?
5) Que características esse tipo de texto possui que o torna diferente de outros tipos
de textos?
6) Quais são as partes que compõem uma receita?
7) Qual sua receita preferida?
8) Realize a escrita de um ditado com o tema: Do que precisamos para preparar receitas?


(O professor deverá escolher as palavras que serão escritas pelos alunos)

Realizar a leitura da receita:

Massa de pizza
Ingredientes
2  ½ de xícara de farinha de trigo
1 colher e sopa de fermento de pão
¾ de xícara de leite morno
¼ de xícara de leite morno
¼ de xícara de óleo ou azeite
1 pitada de sal

Modo de preparo
Dissolva o fermento no leite morno, acrescente aos poucos a farinha de trigo, o sal e o óleo. Misture os ingredientes e amasse.  Deixe descansar até crescer.
Coloque em uma forma para pizza, abra a massa e asse por 15 minutos antes de colocar o molho de tomate e o recheio de sua preferência.

Rende 8 pedaços

a) Qual a leitura de cada uma das frações que aparecem na receita?
b) Na culinária podemos utilizar vários instrumentos para medir. Qual instrumento de medida está associado às frações nessa receita?
c) O que significam as frações representadas na receita em relação à unidade de medida utilizada?
d) Reescreva a receita com as quantidades de ingredientes adequadas para distribuirmos um pedaço de pizza para cada um, sendo que ao total temos 16 pessoas.


TAREFA
Realizar pesquisa e trazer para a próxima aula a sua receita preferida.

AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante a participação e execução das atividades. Durante a atividade do ditado, observar e registrar no livro de registros como foi a atividade.

RECURSOS: Folhas impressas

REFERÊNCIAS:
https://www.orientarcentroeducacional.com.br/noticias/trabalhando-o-genero-textual-receita-de-bolo-de-chocolate-na-aula-de-redacao-da-turma-do-3o-ano-b-vespertino.html

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PLANO DE AULA - 5º Ano FUNDAMENTAL - DENGUE

PLANO DE AULA - 5º Ano FUNDAMENTAL - DENGUE
Conforme a Nova BNCC do Paraná
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania

COMPONENTES CURRICULARES
Língua portuguesa
Matemática
Arte

OBJETOS DO CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, cartaz.

MATEMÁTICA
Sistema de numeração decimal - Números naturais: comparação e ordenação, agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar. Representação, leitura e escrita por extenso.
Dados, Tabelas e Gráficos Tratamento de informações: textos, dados, tabelas, gráficos (colunas agrupadas, barras, setores, pictóricos e linhas)

ARTE
Elementos da Linguagem


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar.
Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Realizar composições artísticas.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Convidar os alunos a realizar a leitura do panfleto e conversa sobre o assunto:
Realizar com a família a entrevista:
Solicitar garrafas de água 500ml para confecção de mosquitos da dengue, depois de pronto, espalhar os mosquitos pela escola:

Colocando a mão na massa!

Considerando a escola como espaço educativo e com responsabilidade social, convidar os alunos a mobilizar para que se envolvam na campanha e que sejam multiplicadores em suas casas e nos grupos sociais aos quais eles participam.
Propor uma oficina de arte para confecção de faixas e cartazes.

Disponibilizar os recursos necessários, tais como tinta, pincéis de várias cores, papel de tamanhos e cores diversas.
Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
Espalhar os cartazes pela escola.

MATEMÁTICA - Ler o texto e realizar as atividades:

RECURSOS
* tinta, pincéis de várias cores, papel de tamanhos e cores diversas.
* Cópias em papel sulfite
* Garrafa pet 500ml

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.


REFERÊNCIAS:
* Site: revista Nova Escola
* http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105477&tit=Sobe-para-sete-o-numero-de-mortes-por-dengue-no-Parana