Adsense

quarta-feira, 6 de abril de 2022

PLANO DE AULA CIÊNCIAS - SISTEMA SOLAR - 4º ANO

PLANO DE AULA CIÊNCIAS - SISTEMA SOLAR - 4º ANO



CONTEÚDOS:

Sistema solar e seus planetas
Características dos planetas do Sistema Solar
Sistema Solar e seus componentes

OBJETIVOS:

Reconhecer os planetas do Sistema Solar, identificando suas características e comparando-as com
o planeta Terra.
Identificar os componentes do Sistema Solar: estrelas, planetas, cometas, astros luminosos e
iluminados, entre outros.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


SUGESTÕES DE APLICATIVO PARA CELULAR COM O TEMA SISTEMA SOLAR

Stellarium - Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.

Solar System Scope - O Solar System Scope é um simulador 3D e interativo do nosso sistema solar. Isso significa que você pode visualizar o Sol e os planetas de qualquer ângulo, ajustando a visão com o cursor do mouse.

Google Earth - Para visualizar a Terra do Espaço, você pode tocar na tela e escolher o local que deseja visitar.


Convidar a turma para assistir o vídeo:

Para acessar o vídeo clique aqui


Após explorar o universo através de aplicativos e vídeos, realizar com a turma a leitura dos textos abaixo:

Sistema Solar:


Cometas - Satélites - Meteoroides


Constelações - Eclipse Solar - Astros Luminosos e Iluminados


Planetas

Fases da lua
Movimentos da Terra - Rotação e Translação
Estações do Ano



Atividades para registro no caderno:







FEIRA DE CIÊNCIAS - SISTEMA SOLAR



Planetas – Maquete e cartaz - Pesquisar curiosidades sobre os planetas

Planeta Terra

Atmosfera e Camada da Atmosfera - Cartaz e maquete




Pontos Cardeais – Cartaz e maquete

Lua – fases – Cartaz - Usar planetário da escola para explicar as fases

 

Sol – Maquete e cartaz

Estrelas e constelações – cartaz e maquete

Galileu Galilei - Telescópio

Astronautas – Cartaz com curiosidades
 

Planeta Terra  - Movimentos 

Estações do ano – Maquete e cartaz (colocar datas)


Visita do homem à luz – Curiosidades – cartaz e objetos




AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular do Paraná em Foco



DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

domingo, 3 de abril de 2022

PLANO DE AULA – 4º ANO LÍNGUA PORTUGUESA - PONTUAÇÃO

PLANO DE AULA – 4º ANO 

LÍNGUA PORTUGUESA - PONTUAÇÃO


COMPONENTES CURRICULARES

Língua Portuguesa


CAMPOS DE ATUAÇÃO

Todos os campos de atuação


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Pontuação

Estratégia de leitura;

Localização de informações explícitas.

Produção de texto: ortografia e pontuação;

Reconhecimento das variedades linguísticas.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.

Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, reticências e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto, com o objetivo de aperfeiçoar progressivamente a compreensão e o uso da pontuação em suas produções.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura com a turma, recortar e colar no caderno de Português

Pontuação: Vírgula – Ponto final – Travessão – Dois-pontos – Interrogação – Exclamação e aspas.



   

   

Atividades para recortar e colar no caderno – Pontuação

Colocar pontuação nas frases conforme necessidade.

Colocar a pontuação necessária no texto.



Produção de CARTAZES sobre PONTUAÇÃO.

Dividir a turma em equipes, cada equipe confeccionará um cartaz com exemplos de uso para cada Pontuação pedida: Ponto final – Ponto de interrogação – Ponto de Exclamação – Vírgula – Dois pontos e travessão

Explicar aos alunos que deverão produzir cartazes com o tema Pontuação. 

O cartaz deve ter :

- Título;

- Criar exemplos com frases;

- Desenhar o sinal de pontuação da sua equipe de forma que fique claro;

- Colocar margem;









AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

sexta-feira, 4 de março de 2022

Dinâmica e Atividades Varal de Frases

 Dinâmica e Atividades para Frases nas séries iniciais do

Ensino Fundamental

1º e 2º ano - Ensino fundamental 

Língua Portuguesa - Varal de Frases


COMO FOI NOSSA ATIVIDADE?

As crianças participaram da confecção das peças de roupas usando papel sulfite, cartolina, giz de cera e canetinhas.



Coloriram, recortaram e colaram na cartolina.


Atrás de cada peça de roupa, coloquei uma frase, na maior parte com sílabas simples, considerando a fase da leitura e escrita dos alunos.



Usei barbante para o varal.

Cada criança, em sua vez, recolheu uma roupa do varal e realizou a leitura.


Ficaram todos muito orgulhosos do trabalho coletivo:
Criação das roupinhas, recorte e colagem, arrumação do varal e principalmente por perceber que estavam lendo!
Enfim, um grande incentivo para a turma!

ATIVIDADES PARA O CADERNO




ROUPAS PARA IMPRIMIR E COLORIR:
 








DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!